segunda-feira, 23 de junho de 2014

TODOS JUNTOS CONTRA O TRABALHO INFANTIL EM GUARACIABA DO NORTE



Dia 26 de maio do corrente ano, a equipe do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) se reuniu para o Planejamento da Campanha alusiva ao dia 12 de junho, (Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil). Na ocasião foi discutida a importância de defender os Direitos de nossas Crianças e Adolescentes, promovendo uma Campanha Socioeducativa com o apoio da Rede Socioassistencial, Secretaria Municipal de Educação e a Prefeitura Municipal de Guaraciaba do Norte-Ce. O objetivo da campanha foi sensibilizar, esclarecer e conscientizar a sociedade Guaraciabence a respeito da priori necessidade de amenizar, combater e erradicar o Trabalho Infantil.


Mediante planejamento, foram discutidas as ações que seriam desenvolvidas posteriormente e sobre o material necessário para mobilização e efetivação do evento. Foi solicitado a Secretária Municipal de Assistência Social, a Sra. Maria Vilani Gomes de Sousa, os materiais necessários para concretização da referida Campanha. Como por exemplo: transporte para locomoção da equipe, data show, câmera fotográfica, notebook, caixa de som, microfone, material gráfico (panfleto, bótons, cartazes e banner), confecção de blusas personalizadas para todos os membros que compõe a Rede Socioassistencial, Conselho Tutelar e também, 05 (cinco) faixas que foram fixadas nos principais pontos da cidade.  Importante enfatizar que foi elaborado cronograma das palestras, especificando as localidades do município, mediante maior índice de Crianças e Adolescentes vivenciando situação de Trabalho Infantil conforme dados existentes no CREAS, e também advindos do Cadastro Único. E dessa forma, as palestras foram concretizadas nos Pólos Educacionais. Segue anexo Cronograma.


Nesta mesma data, a Coordenadora do CREAS, a Sra. Maria Gracilene Rodrigues de Mendonça Mesquista, verbalizou que a Unidade Social havia recebido convite da Representante do Projeto Peteca, Sra. Jacinta Alves de Sousa, membro da Secretaria Municipal de Educação para participar de um evento que seria realizado dia 05 de junho/14, ou seja, formar uma parceria e alertar os (as) cidadãos (as) do município acima identificado sobre a temática em pauta, por meio de uma caminhada nas principais ruas da cidade, com a participação de representantes municipais e a sociedade em geral.


As palestras socioeducativas realizadas por essa Instituição Social teve início no dia 02 de junho do corrente ano no Colégio Municipal D. Pedro I, às 08 hs  com a palestrante, Sra. Tarciana Pinto (Psicóloga), onde participou 30 (trinta) alunos e 01 (um) professor, conforme assinaturas anexas. Lembrando que simultaneamente foi ministrada outra palestra com a Assistente Social, Sra. Sílvia Régia Ribeiro Nobre, na Escola de Ensino Infantil e Fundamental José Florêncio Soares, localizada no bairro Conceição, onde houve a participação de 47 (quarenta e sete) alunos e 02 (dois) professores. O principal objetivo das palestras foi orientar os alunos sobre a temática em evidência enfatizando que Crianças e Adolescentes devem brincar, estudar e não trabalhar. Lembrando que esta ação foi incrementada através de vídeo e slides, onde houve a participação ativa do corpo discente e foi também anexado cartazes, banner e distribuído panfletos informativos sobre o tema. Segue anexos Slides e Vídeo.
Dia 03/06/14, foi efetivada palestra na Escola Infantil e Fundamental, João Miguel da Fonseca Lobo, bairro Santa Luzia, com a Sra. Tarciana Pinto, tendo em vista que o Sr. Diego Carvalho (advogado do CREAS) justificou sua ausência por motivos de força maior. Participaram 53 (cinquenta e três) alunos e 02 (dois) professores.


Foi realizada palestra socioeducativa com a técnica Tarciana Pinto na Escola de Ensino Infantil e Fundamental Silvestre Fernandes de Mesquita em 04/06/14 no Distrito de Várzea dos Espinhos, com a participação de 27 (vinte e sete) pessoas, contando com pais e alunos e a Coordenadora do Projeto Peteca da referida escola, a Sra. Maria Silvinha Gomes Chaves.
No dia 05 de junho do ano em curso, foi realizada uma caminhada nas principais ruas da cidade, sob a organização de profissionais da Política Pública de Educação que trabalham com afinco o Projeto Peteca; Profissionais da Proteção Social Básica (CRAS) da Sede e de Várzea dos Espinhos; Proteção Social Especial (CREAS); Representantes da Gestão e Vigilância Social; Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS); Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Coordenadora e membros da equipe do Cadastro Único; Presidentes de Associações, Grupo de Idosos da Sede; 03 (três) Estagiárias (CREAS) do Curso de Serviço Social, Vereadores, Primeira Dama, Secretários Municipais, Funcionários da Prefeitura Municipal e a população em geral. 

A caminhada teve inicio às 09hs, houve uma pausa em frente à Prefeitura Municipal, onde a Coordenadora do Projeto Peteca enfatizou em sua fala a importância do Dia “D”, reforçou a importância dos conhecimentos a cerca da problemática, valorizou a participação da população e explicitou a significância do evento direcionado a Proteção das Crianças e dos Adolescentes do município de Guaraciaba do Norte-Ce, e, agradeceu as parcerias.  Em seguida prosseguiu a caminhada pelas principais ruas da cidade e finalizou no lugar onde teve início em frente às Secretarias, de Educação e Assistência Social.
No distrito de Martinslândia, a palestra foi ministrada na Escola de Ensino Infantil e Fundamental João Batista Ribeiro, pela técnica, Sílvia Régia. Houve participação de 02 (dois) professores, 21 (vinte e um) alunos no período da manhã do dia 06/06/14, conforme o cronograma já mencionado.

Dia 09/06/14, mediante conversa, as técnicas do CREAS acordaram uma mudança no cronograma e a Sra. Sílvia Régia ministrou as duas palestras, a primeira foi no turno da manhã, na Escola de Ensino Infantil e Fundamental João Eufrásio Filho, localizada no distrito de Mocambo com a participação de uma professora e 41 (quarenta e um) alunos, a segunda foi à tarde na localidade de São Félix, na Escola de Ensino Infantil e Fundamental São Félix I, onde participaram 32 (trinta e dois) alunos e 02 (dois) professores. A diretora da Escola, a Sra. Lúcia levou para a sala de aula uma faixa, onde dizia “Luta contra o Trabalho Infantil”, deixou exposta durante toda a palestra, orientou também os discentes sobre a importância do conhecimento dos direitos e deveres de Crianças e Adolescentes e a problemática em pauta.
Dia 10/06/14 a Sra. Tarciana Pinto realizou a palestra na Escola de Ensino Infantil e Fundamental Francisco José Feitosa, no distrito de Morrinhos Novos. Neste dia houve também a culminância da escola em relação às ações efetivadas no Projeto Peteca. Vale enfatizar que houve apresentação das piores formas de manifestação do Trabalho Infantil através de música, dramatização, dança, paródia, poema e verso. Neste evento participaram 41(quarenta e um) alunos, professores e Coordenadores. Á tarde foi realizada a palestra no distrito de Sussuanha na Escola de Ensino Infantil e Fundamental José Gerardo Coelho, participaram 39 (trinta e nove) alunos, 01 (uma) professora, a Sra. Elenita Passos e 01 Coordenador, o Sr. Domingos Melo Costa Filho. Importante salientar que segundo dados do Cad Único, Sussuanha é onde existe o maior número de Crianças e Adolescentes que vivenciam situação de Trabalho Infantil e por conta disso, esse Equipamento Social irá retornar a esta localidade para efetuar mais uma palestra socioeducativa, onde será mobilizado também os pais dos alunos. A palestra será organizada pela Coordenação do CREAS em parceria com o Pólo Educacional e ministrada pelos três técnicos do CREAS (Assistente Social, Psicóloga e Advogado).


Em suma, importante salientar que o Trabalho Infantil tem causas socioeconômicas, políticas e históricas culturais. Desta forma, a vulnerabilidade social, associada à ausência, insuficiência e/ou deficiência das políticas de atendimento, em especial de educação integral para as crianças, educação profissional para os adolescentes, qualificação e inclusão das famílias no trabalho, são fatores que explicam, em parte, a persistência da problemática. Vale enfatizar que o cenário Guaraciabence em relação ao Trabalho Infantil, ainda requer providências urgentes e eficazes para que haja uma mudança tornando as famílias conscientes e comprometidas com a efetivação dos direitos das crianças e dos adolescentes e principalmente compreensão em relação à importância da infância.



        Guaraciba do Norte, 17 de junho de 2014


_________________________________________________
Sílvia Régia Ribeiro Nobre
Assistente Social (CREAS)
CRESS 6046

















































Nenhum comentário:

Postar um comentário